Risoto de Camarão

21:49


Introduzido pelos Árabes, na Idade Média, o arroz - ingrediente principal de nossa receita - apareceu na Itália no século XI. O pequeno grão, de preço bem salgado, era uma "iguaria" consumida apenas pelos ricos de sua época. Com o passar dos séculos, o grão foi se tornando cada vez mais popular, servindo como base para várias receitas, mesmo que por acidente, isso mesmo, você não leu errado.
A receita clássica de risoto surgiu por acidente, por volta de 1574, onde, segundo alguns historiadores, Valério di Fiandra (o mesmo que criou os vitrais da Catedral de Milão) deixou cair acidentalmente na panela de arroz, uma boa quantidade de açafrão, que segundo a lenda foi uma demonstração de ciúmes pelo casamento de sua filha.  Após o jantar, o “acidente” na cozinha teve uma ótima aceitação e recebeu vários elogios. Nascia naquele momento o Risotto alla Milanese (Risoto a milanesa).
Após isto, novas versões foram surgindo e a receita de hoje é a nossa preferida risoto de camarão. Usamos o caldo base de legumes, mas você poderia também usar um caldo de camarão ou peixe (dicas futuras) e obtivemos um risoto de sabor suave perfeito para quem quer impressionar a tampa da sua panela. ❤

Risoto de Camarão

Ingredientes:

240g arroz arbóreo
300g camarão¹
70g cebola muito picada²
500ml caldo de legumes
1 xícara (chá) vinho branco suave
1/4 xícara (chá) queijo parmesão ralado na hora
1/4 colher (chá) páprica picante
2 colher (sopa) manteiga
4 colher (sopa) azeite
alho à gosto
sal à gosto
pimenta à gosto
azeite para o camarão

Preparo:
  •  MANTENHA o caldo quente.
  • Em uma frigideira quente, salteie o camarão com azeite, páprica e sal. Reserve.
  • Esquente uma panela média e adicione 2 colheres (sopa) de azeite e a 2 colheres (sopa) manteiga em fogo baixo e deixe derreter.
  • Adicione a cebola e refogue. Depois acrescente o alho por 20 segundos e adicione o arroz e. Continue refogando até que o arroz comece a ficar transparente.
  • Acrescente vinho e mexa até que seque.
  • Comece a adicionar o caldo aos poucos (uma concha por vez) mexendo lentamente.
  • [a esta altura o amido estará soltando e engrossando o líquido]
  • Continue adicionando caldo e secando até que o arroz esteja quase ao dente (ponto do risoto italiano) ou quase onde você deseja e misture o camarão. Desligue o fogo.
  • Adicione o resto da manteiga e o queijo.
  • Acerte sal e pimenta
  • Sirva imediatamente.
Serve: 2 pessoas

NOTA: ¹ Usamos camarão cinza 41/50.
              ² Aprendi com o chef Mauro Cingolani que a cebola tem de virar quase espuma. Hoje uso o mixer ao invés da faca  #naomematachef


Até a próxima!  :)

Você também vai curtir

0 comentários

Salteie um comentário.

Sobre nós

Diário de dois onívoros* na terra do maior São João do mundo. [mais]

Curta-nos no Facebook